Parece que os alemães começaram a perceber que os coreanos estavam ditando as regras do design automoblilístico.
Derivado do conceito Style Coupe apresentado no Salão de Pequim 2012 (visto também para o Salão de São Paulo do mesmo ano) o Mercedes-Bens CLA é muito aerodinâmico: o Cx 0,22 (apenas na versão 180 BlueEfficiency; nas demais é 0,23) superando o recorde anterior de 0,25 do próprio Mercedes Classe E.
Como o maior CLS, o CLA busca a silhueta suave de um coupe, mas traz quatro portas. Derivado da plataforma do atual Classe A, o sedã mede 4,63 metros de comprimento e chega ao mercado europeu a partir de abril.
Serão oferecidas cinco versões:
CLA 180 e 180 BlueEfficiency (ambos com motor 1.6 Turbo 122 cv 20,4 mkgf e injeção direta), Cla 200 156 cv 25,5 m.kgf, sempre com câmbio manual de seis marchas, CLA 250 2.0 Turbo 211 cv 35,7 m.kgf com câmbio automatizado de sete marchas e embreagem dupla fazendo 0-100 km/h em 6,7 segundos com máxima de 240 km/h, CLA 220 CDI 2.15 Turbodiesel 170 cv 35,7 m.kgf. Todos contam com parada e partida automáticas.
A suspensão segue o conceito McPherson à frente e o multibraço atrás, com duas opções quanto a altura e calibração. O CLA é o primeiro Mercedes de motor transversal a oferecer a tração integral 4Matic, vindo em uma nova versão que permite total variação da repartição de torque entre os eixos.
Outra inovação do sedã em sua classe é o sistema de Assistente de Prevenção de Colisões, que usa radar para monitorar o que está à frente. Ele alerta o motorista sobre eventuais obstáculos, prepara a assistência dos freios para um uso intenso e chega a aplicá-los, a partir de 7 km/h, se necessário para evitar pequenas colisões traseiras. Ele vem ainda com monitor de distância até o tráfego adiante, monitor da atenção do motorista, assistente para estacionar, faróis com facho adaptável às condições e alertas para veículo em ponto cego e para evasão involuntária da faixa de rolamento.
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