Emoção ou razão?
Qual escolher: um carro de aparência esportiva ou um popular com mais de 100 cv?Texto: Jonathan Machado Fotos: Divulgação
Este material pode ser copiado desde que se mencione a origem
Comparar carros já foi uma tarefa mais fácil. Nosso mercado de automóveis no início dos anos 90 era divido entre as 4 grandes montadoras que duelavam entre sí mas não buscavam nichos de mercado. O Gol tinha seu auge no GTi de 120 cv e a Fiat brigava com o mais barato dos esportivos, o 1.6R que evoluiu aos 92 cv do mpi. Não satisfeita, ainda aplicou um turbo num motor 1.4 e tivemos o pequeno Uno atingindo os 116 cv.
E hoje, como estamos de esportivos? Acredito que com o fim do Civic Si, estamos abandonados. Mas existem nichos de mercado, algo que a marca italiana sabe explorar muito bem por aqui. Assim, nosso atual Uno "esportivo" entrega 88 cv no ácool num motor 1.4 sem nenhum trabalho para atingir maior potência. A aparência esportiva agrada, mas não se engane: Um Fiat com ares e motor que (tentem) relembrar a tocada de um Uno Turbo somente no Palio Sporting 1.6 16v de 117cv.
Logo vem a pergunta: Com quem o Uno Sporting concorre de fato, se ele está aqui para um nicho de mercado? Aí entra a mente do consumidor. Se quer um esportivo, olhe a volta e comece pelo motor.
Assim encontramos o Gol 1.6 com seus 101 cv na gasolina e 104 cv no álcool.
Mais motor pelo mesmo preço: Gol 1.6 104 cv e Uno Sporting 1.4 88 cv
Desempenho: Gol 1 Uno 0
Num caminho inverso, a Volks evoluiu o GTi para GTI (todas maiúsculas no "bolinha") tendo seu auge no GTI 16v, de 1997, com seus 141 cv e o charme do calombo no capô. No conhecido Gol G3 o GTI ficou apenas nas 16 vávulas e sem nenhum apelo visual, servindo até de base para uma Parati 16v. Por fim, o GTI morreu e hoje a marca alemã se dedica a compactos de estilo aventureiro, sendo o Gol Rallye o sucessor direto como topo da gama, embora puristas como eu afirmem que nunca mais a Volks fez um Gol esportivo. E pensar que a marca já ofereceu num mesmo ano Gol TSi, Gol GTI, Pointer GTI, Golf GTI...
Sem pretenção esportiva, o compacto da Volks compete em preço com o Uno Sporting: R$ 31.890 contra R$ 33.340 do Fiat.
Sem aparência esportiva, vale a pena migrar para o Gol? Vamos ver os números:
Com peso quase idêntico (955 kg no Uno e 961 kg no Gol) mas entregando 16 cv de vantagem sobre o Fiat, o Gol 1.6 entrega tudo aquilo que falta no Uno: Melhor aceleração 0-100 km/h (9,8 s contra 11,2 s), mais velocidade (máxima de 190 km/h contra 172 km/h). A relação peso/potência é de 9,2 kg/cv no Gol contra 10,9 kg/cv do Uno Sporting, que de esportivo na pista não tem nada.
Na propaganda a Fiat declarou que o Uno Sporting é o mais invocado dos Unos. Concorda?
Consumo: Gol 2 Uno 0
Se você chegou até aqui com certeza está pensando: O Uno é menos potente, mas mais econômico certo? Errado...
Apesar de um motor pouco maior, o Gol entrega mais torque com menos giro. Isso significa que no Volks pisa-se menos no acelerador para andar no mesmo ritmo do Fiat.
Números parecidos, mas com maior tanque (55 litros contra 48 do Uno) a autonomia prevista do Gol 1.6 é de 671 km na gasolina/459 km no álcool contra 549 km na gasolina/367 km no álcool do Uno Sporting.Na foto o Uno foi mais longe, mas na realidade o Gol é mais econômico e conta com tanque de combustível maior
Motor: Gol 3 Uno 0
Mais torque com menos giro (15,6 mkgf a 2500 rpm contra 12,5 mkgf a 3500 rpm, ambos no álcool). Fica muito clara a superioridade dos 1598 cc do Gol contra os 1368 cc da Fiat. Ambos trabalham com potência específica semelhante (65,1 cv/litro do Gol 1.6 contra 64,3 cv/litro do Uno Sporting) o que nos leva a pensar: Não seria melhor a Fiat colocar seu 1.6 16v de 117 cv? Temos a impressão que o papel desse Uno é ser o primo pobre do Palio Sporting.
Abrindo o capô entendemos as filosofias: Capricho na Fiat, com capa de proteção; mais potência no Gol mas apelando na economia de materiais
Conforto: Gol 3 Uno 1
Antes que digam que sou mais um fã da Volks, vamos mostrar onde eu ficaria em dúvida se deixaria o Gol de lado pelo Uno, mesmo sendo mais fraco.
Aqui a foto do Uno é mais sincera: Para deixar o Gol com o belo painel da foto, você vai ter que pagar muito mais por isso
Ainda voltando ao tema "mercado", hoje a Volks já não está tão sozinha como antes. Se nos idos de 90 as opções contra ela era da sua então meia-irmã Ford Escort (ligada pela falida Autolatina), Chevrolet Chevette e Fiat Uno S; agora o Gol está com um verdadeiro pelotão armado atirando somente contra ele: HB20, Onix, Etios, JAC J2, Fiesta, Ka, Palio, March, Sandero, Clio, 207 etc e por vezes até mesmo o Fox sendo uma opção a se pensar. Como aqui a questão parte do lado da Fiat - ou seja, fazer um comprador do Uno Sporting ver suas opções - não estamos mostrando essa infinidade de escolhas e, claro, essa fase do mercado é melhor que a antiga, embora um pouco mais salgada para o bolso.
Isso tudo fez com que o líder tivesse que rever seus conceitos: atualizou seu design com o resto da família, entregou mais equipamentos e se manteve na mesma faixa de preço.
É por isso que agora podemos ver um compacto com mais de 100 cv na faixa dos 30 mil reais.
Bom motor, desempenho, consumo... mas por dentro, como é a vida?
Novo Uno: Interior de cores alegres de um italiano, posição de dirigir parecida com uma minivan mas sem atrapalhar o conforto. Gol: Sobriedade germânica, boa posição para dirigir e muitos itens da foto são à parte...
O mundo não acabou, nem Fiat com vidros elétricos dianteiros e manivelas na traseira... No Gol isso se repete, podendo opcionalmente adicionar vidros elétricos traseiros
Tentei achar fotos oficiais do interior do Gol 1.6 básico, mas não encontrei. Então as fotos são do 1.6 Power I-Motion, com tudo o que um Gol pode ter e tudo o que você pode pagar por um Gol, lá vai a lista:
NOVO GOL 1.6 / I-MOTION
ITENS DE SÉRIE
Vidros dianteiros com acionamento elétrico
Travamento central
Destravamento interno elétrico da tampa do porta-malas
Palhetas aerowischer
Limpador do para-brisa com temporizador
Lavador e limpador do vidro traseiro com temporizador
Desembaçador do vidro traseiro
Banco do motorista com regulagem de altura
Conta-giros
Cintos de segurança laterais traseiros retráteis
Console central com porta-copos
Iluminação interna com interruptor da porta do lado motorista
Para-sóis com espelho LD/LE
Pneus 175/70 R14
Porta-objetos
Porta-revistas atrás do banco do passageiro
Revestimento das portas com tecido
Rodas de aço 14”
Tomada de 12 volts
OPCIONAIS
Trend
Revestimento em “Tear Jacquard Marron”
Frisos laterais, capa dos retrovisores e maçanetas pintados na cor do veículo
Tape preto na coluna B
Spoiler traseiro
Faróis duplos
Antena no teto
Chave-canivete sem controle remoto
Alças de segurança no teto
Iluminação interna com interruptores nas portas
Iluminação no porta-malas
Fiação para 4 alto-falantes e 2 tweeters
É, agora o Gol conta até com as modernas Palhetas aerowischer que pelo nome e destaque na imprensa dever ter sido criadas pela NASA com material vindo de Marte.
Mas voltando ao comparativo, vemos que o Uno Sporting é mais sincero por dentro. Apesar da Fiat ainda insistir em vidros elétricos dianteiros e manivelas para os vidros traseiros, muito do que vemos na foto é o que se leva ao pagar pelo carro. Vamos ver sua lista:
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE
Conforto/conveniência - Alerta de manutenção programada, apoia-pé para o motorista, banco traseiro rebatível com duas posições para o encosto, bancos dianteiros reclináveis com apoios de cabeça fixo, bolsa porta-objetos nas portas, bolsa porta-revista no encosto dos bancos dianteiros, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, computador de bordo, console central com porta-objetos e porta-copos, console porta-objetos no teto, conta-giros, direção hidráulica, espelhos nos para-sóis, ganchos de fixação de carga no porta-malas, limpador e lavador do vidro traseiro com intermitência e acionamento automático a ré, luz de leitura dianteira com interruptor, My Car Fiat (personaliza várias funções do carro), porta-luvas iluminado, porta-óculos, relógio digital, retrovisor interno com função dia/noite, retrovisores externos com comando interno mecânico, revestimento completo do porta-malas, suspensão com acerto esportivo, tomada 12V, travas elétricas, vidro traseiro térmico temporizado, vidros climatizados verdes, vidros elétricos dianteiros com one-touch (subida e descida) para motorista e volante revestido em couro com regulagem de altura.
Segurança - Alças de segurança dianteira, apoios de cabeça traseiros rebaixados e com regulagem de altura, brake light, cintos de segurança dianteiros retráteis de três pontos com regulagem de altura, cintos de segurança laterais traseiros retráteis de três pontos e central fixo abdominal, faróis de neblina e Fiat Code 2ª geração.
Aparência - Anéis estéticos vermelhos na grade dianteira, bancos revestidos em tecido com costura estilizada, faixas laterais exclusivas com escrita Sporting, faróis com máscara negra, lanternas traseiras fumê, minissaias laterais na cor do veículo, moldura nas caixas de roda na cor preta, painel de instrumentos na cor cinza, para-choques, maçanetas externas e retrovisores na cor do veículo, ponteira de escapamento dupla, quadro de instrumentos com iluminação branca e grafia esportiva, revestimento externo estético esportivo na coluna central, rodas de liga leve aro 15 polegadas, spoiler na tampa traseira na cor preta e spoiler nos para-choques dianteiro e traseiro na cor do veículo.
OPCIONAL
Airbag duplo, freios ABS, adesivos para as colunas, para-lama dianteiro e tampa traseira, terceiro apoio de cabeça traseiro rebaixado, banco do motorista com regulagem mecânica de altura, porta-objetos móvel (copinho), bancos e painéis de porta dianteiros revestidos em tecido laranja, volante em couro bicolor, tapetes em carpete com bordado Sporting, rádio Connect CD MP3/WMA com RDS, viva-voz Bluetooth e entrada USB, quatro alto-falantes, dois tweeters, antena, ar-condicionado e para-brisa degradê.
QUANTO CUSTA?
O novo Uno Sporting 1.4 flex é vendido nas opções duas portas, por R$ 32.170, ou quatro portas, que têm preços que vão até R$ 41.275.
Bons mostradores, de melhor leitura no Gol. Na Volks, o volante com comandos embutidos é mais um dos (muitos) opcionais
Por dentro o Uno Sporting é mais interessante. Pede alguns detalhes como opcionais, mas cobra menos por isso. Ou seja: onde a Volks investe no motor a Fiat briga nos equipamentos. Mas não deveria ser o Uno que devia investir no motor? Já falemos disso, é o (temível) nicho de mercado...
Estilo: Gol 3 Uno 2
O Novo Uno trouxe a filosofia do "Quadrado Redondo". O Gol se alinhou ao resto da família, embora muito tarde
Estilo é algo muito pessoal. Se por um lado a Fiat peca ao oferecer um compacto "invocado" se um motor a altura, por outro ela entrega um carro de personalidade nas linhas.
Adotando a filosofia "Quadrado Redondo" a marca conseguiu fazer um carro novo lembrando um antigo produto do mercado: Nosso velho Mille. Quando chegou, o Novo Uno me causou estranheza principalmente por sua traseira. Era algo com se tivesse um excesso de volume na parte inferior com poucas linhas, ao passo que na parte acima da cintura a traseira fica com mais detalhes num volume menor. Isso piorou para mim na versão Way.
Só fiz as pazes com o Novo Uno ao ver sua versão Sporting: O escape de ponteira dupla, os frisos nas caixas de rodas, lanternas fumê, rodas de desenho exclusivo etc; o carro agrada aos olhos, isso não se pode negar.
O Novo Uno apresenta uma proposta recente, sendo mais feliz na versão Sporting; o Gol agrada mas envelheceu diante da nova safra de compactos
A Volkswagen precisou se mexer, em parte por causa da dupla Novo Uno/Novo Palio; mas também diante da enxurrada de lançamentos que surgiram na faixa dos 25-30 mil reais. O caminho foi alinhar o Gol ao resto da família. O resultado foi bom, mas chegou muito tarde: As linhas nos lembram a figura já carimbada do atual Fox. Essa filosofia de design da Volks já estreou no lançamento da Amarok e percorreu quase toda sua gama mundo afora. Agora a marca já está iniciando um novo ciclo, que chegará ao Brasil no início de 2013: O Volkswagen Up! já mostra com serão os próximos lançamentos mundiais da marca.
Lado a lado, podemos ver como a lateral da família Gol mostra um excesso de linhas, janelas um pouco grandes e linha de cintura baixa diante da concorrência. Esses detalhes fazem o carro parecer atrasado diante não só do Novo Uno como dos recentes HB20 e Onix.
Em um mundo perfeito...
Acima o Uno Cabrio Concept, de 2010: Estudo da própria Fiat que dava mais requinte ao modelo. Em seguida, abaixo: Minha idéia de um Gol alinhado com a gama Seat: Resolveria o problema da lateral já ultrapassada do Gol 2013
Veja como o conceito Uno Cabrio mostra um pára-choque que pode ser usado numa futura reestilização. No meu Gol 2014, a traseira da Seat lembra muito a atual, mesmo com a coluna C mais adornada
Eis o Volkswagen Up! que tomará o lugar do Gol G4 ainda no início de 2013: A nova filosofia de design da Volks está presente nele, o que tornará o Gol 2013 defasado dentro da própria marca
Conclusão
Quer um Sporting com motor justo? Aplique mais 5 mil reais e suba para o Novo Palio, que nessa versão entrega 29 cv a mais que o Uno
Sim, eu gosto do Uno Sporting, mas seu motor não "casa" com o visual.
Eu também gosto do Gol 1.6 mas, como já disse, se é para ter um carro de visual esportivo (nicho que sobrou apenas nas mãos da Fiat) subiria para um Palio Sporting que custa R$ 38.410 mas já vem completo, custando menos que um Uno Sporting com opcionais.
Para comprar um Gol 1.6 apenas se eu não pudesse sair dessa faixa de preço ou se eu realmente quisesse potência acima dos 100 cv num popular. Nessa última frase, o Gol vence sem dúvidas.
Sua Opinião
E você, o que faria? Esse texto lhe ajudou? Gostaria de acrescentar algum detalhe? Deixe seu comentário e compartilhe com donos ou futuros donos destes carros.
No comments:
Post a Comment